2011-05-10

Mas quem é que abriu a torneira dos desafios?

A Ana desafiou-me, à socapa, para responder a um desafio literário. Como gostei do seu low-profile, aqui vão as respostas:

1. Existe um livro que lerias e relerias várias vezes? A Odisseia, de Homero. Penso que foi este livro que me despertou a imaginação, apesar de o ver com a mais elaborada desculpa que alguma vez um homem deu a uma mulher para sair com os amigos.

2. Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?
“Viagens da (ou na) minha terra”, de um tipo qualquer. O livro até tem marcas de baba, tanta vez que adormeci ao tentar lê-lo..

3. Se escolhesses um livro para ler para o resto da tua vida, qual seria ele?
O Senhor dos Anéis, obra completa. Versão portuguesa, pois a que li era em inglês e passei metade do tempo com o dicionário ao lado.

4. Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste? “Anita vai passar férias com Bin Laden”. E nunca li porque nunca foi publicado, infelizmente, acho que daria um enredo excelente.

5. Que livro leste cuja 'cena final' jamais conseguiste esquecer? Os Maias. A cena dos cavalheiros não correrem, apenas se apressarem e terminarem a correr atrás da carruagem é fabulosa. Espero que tenha sido nesse livro que li isto...
6. Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura? Contam os meus pais que mesmo sem saber ler eu conseguia contar as histórias dos Tio Patinhas que apanhava. E lia de tudo, até uma enciclopédia marchou.

7. Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?
Um batoco dado na faculdade, na cadeira de Análise Económica, de um Samuelson qualquer. Chiça, que o homem era chato, tive de ler tudo pois de outra forma chumbava.

8. Indica alguns dos teus livros preferidos.“O nome da rosa”, de Umberto Eco, por ter dado a machadada definitiva no meu cristianismo; os meus dois livros, podem não ser brilhantes mas foram das coisas mais giras que fiz até hoje; "O Senhor dos Anéis", por me ter submergido num mundo de fantasia, no qual me revejo completamente.

9. Que livro estás a ler neste momento?
O primeiro livro da trilogia “O Mago”. Ainda não tenho opinião formada, só acabei a badana. E badana é uma palavra muito gira.
10. Indica dez amigos para o Meme Literário. Desafio apenas aqueles que tenham lido um dos meus livros e que queiram fazer uma crítica isenta, pois é dessas que eu gosto. E não se deixem perturbar pelos recentes desaparecimentos de pessoas que criticaram em tons considerados ofensivos...

5 comments:

Teté said...

Como já li os teus dois livros, vou levar... :)))

Beijoca!

Cuca said...

Eu ainda não li nenhum dos teus livros porque... porque... ainda não tive tempo! Estou a mentir. Ainda não li porque só te conheci há pouco tempo. Shame on me? YES! Desculpa rafeiro e desculpem-me os fãs do rafeiro mas eu só soube quem era o rafeiro há pouco tempo através do blog do nuno medon... desculpem a minha ignorância mas mais vale tarde que nunca. Mas isto nem é desculpa pois mesmo depois de conhecer o rafeiro vi o livro à venda e só não comprei porque não tinha dinheiro (e aqui não estou a mentir). Mas vou comprar! E vou ler! E depois hei-de efectuar uma crítica (boa ou má). Tenho que acabar de ler o "Caim" do Saramago (é a primeira vez que leio saramago) e só depois leio o livro do rafeiro.

Ana said...

:))))))))))))))))))))))

George Sand said...

Muito mais genial do que só ler,são uns cavalheiros, que de casaca a rigor (está devidamente documentado) recriaram, no Porto, no único eléctrico da cidade, a cena dos "Maias".
Não foi fácil porque de cada vez que começavam a correr o guarda freios faziam menção de parar e eles queriam o eléctrico em andamento.
Ficou para a posteridade. Na altura eram simples estudantes. Hoje são todos uns senhores.
Quando li o que escreveu, lembrei-me.

Boboquinha said...

Faz algum tempo que não venho aqui rafeiro. Com saudades da tua acutilância e humor e deparo-me com esta «torneira» a jorrar desafios :D

Isso é moda? É que ia para responder a um no meu bloguito agora mesmo, mas antes vim visitar. mas também, para que servem?